Meu cabelo cai muito, o que fazer ?
Recentemente eu tenho percebido que muitas mulheres estão sofrendo com a queda capilar, existem vários fatos que podem estar ocasionando a queda dos seus cabelos como uso de químicas, falta de vitaminas, estresse , má alimentação e etc.
1 - Tônicos nos cabelos
Uma vez que ativa a circulação sanguínea e melhora a distribuição de nutrientes no bulbo capilar, o tônico fortalece os fios e combate a queda de cabelo.Ele ainda combate a proliferação de fungos e previne o excesso de oleosidade, outras duas causas comuns para a queda capilar. Ou seja, é o produto perfeito para as mulheres que reclamam dos fios oleosos!
O tônico capilar não é considerado um medicamento, mas pode ser usado para tratar problemas na pele, como a seborreia. Por isso, caso você sofra com alguns desses problemas, procure um médico dermatologista para que ele apresente o melhor tratamento, ok? Além dos tônicos comprados como o tão falado tônico de alho da gota dourada, tem também os tônicos caseiros que ajudam da mesma forma, combater a queda capilar.
2 - Vitaminas
Usar vitamina para queda de cabelo é uma ótima opção, já que ela consegue nutrir os fios profundamente, deixando-os não só mais fortes, mas também hidratados e brilhantes. Vale ressaltar, entretanto, que a vitamina, qualquer que seja, precisa ser usada com responsabilidade, pois assim como a falta, o excesso dela também pode levar a queda capilar.
Para te ajudar na escolha da vitamina certa para os seus fios, já que existem muitas opções, nós selecionamos cinco opções de vitamina para queda de cabelo, que são bem fáceis de serem encontradas e que garantem resultados fantásticos!
Vitamina A
A Vitamina A é uma ótima opção para queda de cabelo, já que age sobre a produção de queratina e colágeno. Ela é facilmente encontrada em formato de ampolas que podem ser aplicadas diretamente nos fios ou misturada na máscara de tratamento capilar. Para usar a vitamina para queda de cabelo, opte por aplicar 6 a 10 gotas nos fios ou na máscara.
Vitamina C
A Vitamina C tem um papel muito relevante na saúde dos fios e sua carência pode estar relacionada à queda capilar. Geralmente, a vitamina C é indicada em comprimidos, com dose de 300g a 1000g diárias, durante duas semanas. A quantidade precisa se ajustada conforme indicação médica, tá?
Biotina
A Biotina faz parte do complexo B e atua na prevenção da queda de cabelo, sendo bastante indicada para evitar a progressão da calvície. Comprimidos de biotina devem ser indicados conforme orientação médica e, geralmente, são de 5 a 10mg por dia.
Ácido Fólico
O ácido fólico é outro exemplo de vitamina para queda de cabelo, mas que também ajuda no crescimento de novos fios. A posologia deve se indicada conforme orientação médica, mas geralmente, a dose máxima não ultrapassa 15mg ao dia.
Complexo B
As vitaminas do complexo B, como a Biotina, que já citamos anteriormente, e o ácido pantatênico, são ótimas opções de vitamina para queda de cabelo, pois ajudam na saúde do coito cabeludo. Essas vitaminas podem ser encontradas em comprimidos e é sempre recomendado procurar auxilio profissional para a dosagem certa.
3 - Tenha uma boa alimentação
Tenha uma alimentação balanceada. O cabelo é uma extensão da nossa saúde e, se o organismo não estiver nutrido e saudável, os fios vão refletir isso. Opte por uma alimentação rica e equilibrada, com legumes, proteína, alimentos integrais, verduras, frutas, entre outros.
4 - Shampoo’s antiqueda
Shampoo antiqueda é um produto que serve como um grande aliado se o seu cabelo estiver caindo muito. No entanto, é sempre importante lembrar que a queda capilar pode acontecer por diversas razões. Além disso, o shampoo antiqueda, como a gente falou anteriormente, é apenas um aliado.
Esse produto é fácil de ser encontrado em farmácias e lojas de produtos para cabelo e garante que os cabelos fiquem fortes e o couro cabeludo bem limpinho.
O que faz o shampoo antiqueda funcionar no auxílio da queda capilar são os ativos da sua fórmula, que varia de produto para produto. Existem alguns deles que até estimulam a circulação sanguínea do couro cabeludo, fazendo com que haja a redução da queda e também o crescimento capilar.
Cuidado pois ao lavar o cabelo com muita frequência utilizando o shampoo antiqueda é possível que aconteça o efeito rebote. Esse efeito é remoção da oleosidade natural do couro cabeludo e, assim, o aumento da produção de oleosidade.
O segredo é equilíbrio, não adianta achar que lavar o cabelo de forma profunda todos os dias vai fazer com que a oleosidade suma e a queda diminua, ok? O ideal é que você lave o cabelo em dias alternados ou sempre que for necessário. O exagero aqui pode ser o inimigo e ao invés de ter o seu cabelo limpinho com o shampoo antiqueda, pode ser que você acabe com o cabelo oleoso.
5 - Óleo de Rícino na raiz
O óleo de rícino é o óleo extraído das sementes da mamona (ricinus communis), uma planta bastante comum em nosso país. As sementes da mamona contém entre 40 e 50% de óleo. A semente em si é tóxica, mas o seu óleo, rico em ácido ricinoleico, não é tóxico (já que a ricina não é solúvel em óleo).
A mamona é muito útil devido à ação antiinflamatórios e antioxidante, tendo diversas aplicações.
Além de tratar o couro cabeludo, o óleo de rícino condiciona e hidrata os cabelos, prevenindo pontas duplas.
O óleo de rícino pode impedir o crescimento de micro-organismos, como bactérias e fungos que podem afetar a saúde do seu couro cabeludo e, assim, ele pode impedir a perda de cabelos.
O óleo de rícino, quando aplicado e massageado diretamente sobre o couro cabeludo, estimula o crescimento de um cabelo forte e saudável, pois ele melhora a circulação sanguínea, o que é vital para estimular o crescimento do cabelo.
O óleo de rícino é super-baratinho e pode ser encontrado normalmente em farmácias físicas ou online.
6 - Beber muita água
![]() |
Imagem: freepik |
Quase todas as propriedades dos cabelos como: maleabilidade, aparência e capacidade de manter formato sem frizz são determinadas pela sua capacidade de absorção de água. Uma prova disso, é que dependendo da umidade relativa do ar, o cabelo pode aumentar o seu diâmetro em até 16%.
É até fácil perceber isso já que a falta de água prejudica quase de imediato, tanto a pele quanto os nossos cabelos. Quando a pessoa está pouco hidratada o primeiro aviso vem estampado nos dois, que perdem o viço e brilho natural.
A água é um ingrediente milagroso natural que apóia o consumo de vitaminas e auxilia no crescimento eficiente e saudável do cabelo. A água faz quase 1/4 do peso de um fio de cabelo, assim, beba dois litros de água todos os dias para obter madeixas brilhantes e saudáveis.
- Assim como a nossa pele, o cabelo também precisa de lubrificação de dentro para fora. A desidratação tem um impacto direto no crescimento do cabelo . A falta de umidade resulta em cabelos secos e quebradiços. Pode até parar de crescer normalmente, se você não beber água suficiente para atender às suas necessidades diárias. As raízes dos cabelos são o meio pelo qual a água é transportada. Elas absorvem a água e fornecem hidratação para todo o comprimento dos fios.
- Nosso couro cabeludo e raízes possuem terminações nervosas fotosensíveis e economizadoras de energia que recebem e transmitem sinais. A água energiza as terminações nervosas para aumentar a vitalidade natural da pele e raízes do cabelo.
- Água fria deixa os cabelos brilhantes e vistosos. A temperatura fria da água fecha as cutículas do cabelo para tornar os fios mais suaves e mais reflexivos. Também evita que a sujeira se acumule no couro cabeludo e tornando o cabelo mais forte.
Então se você quer acabar com a queda capilar é preciso seguir essas dicas para que você comece a ter bons resultados!
Comentários
Postar um comentário