A transição capilar é uma etapa difícil para quem decidiu assumir seu cabelo natural, se você está passando por isso eu quero lhe dar os para parabéns por essa atitude! Quero te dar seis dicas para lhe ajudar a tornar esse processo mais fácil!
Cabelo em transição: 6 dicas para quem está tentando voltar aos cachos:
1) CORTAR O CABELO AO LONGO DA TRANSIÇÃO CAPILAR TORNA O PROCESSO MAIS FÁCIL
![]() |
Todas as imagens são dos sites pixabay e freepik! |
Muitas pessoas, ao decidirem passar pela transição capilar, optam por fazer um Big chop, o corte de cabelo que retira uma vez toda a parte alisada dos fios. Isso geralmente significa que o cabelo fica bem curto, só com o comprimento que havia crescido desde o último alisamento, então é uma mudança de visual ousada para quem está acostumado a usar cabelos longos. O ponto positivo é que o corte permite que você pule o restante da transição já que elimina o dilema de lidar com duas texturas diferentes ao mesmo tempo. No entanto, é uma transformação que nem todo mundo está disposto a fazer. Por isso, há quem prefira ir cortando o cabelo aos poucos, visitando o salão uma ou duas vezes por bimestre para retirar a parte alisada conforme a raiz natural cresce sem alterar demais o comprimento. Isso ajuda a acompanhar o progresso da transição e permite que você se adapte gradualmente ao novo look.
2) HIDRATAÇÃO É A PALAVRA CHAVE DA TRANSIÇÃO CAPILAR
Manter uma rotina de hidratação capilar é fundamental para ter uma transição mais tranquila porque ajuda a controlar o volume dos fios e mantê-los sedosos e brilhosos. Para isso, é importante entender as diferentes necessidades de cada tipo de textura. O cabelo com alisamento tem dificuldade de absorver os nutrientes dos tratamentos porque a fibra é selada pela química. Já o cabelo cacheado tem uma tendência natural ao ressecamento por causa da dificuldade da oleosidade natural do couro cabeludo de se espalhar pelo comprimento. Esses dois quados combinados exigem uma frequência maior de hidratação para manter o cabelo brilhoso, macio e saudável.
3) SAIBA COMO DESEMBARAÇAR O CABELO CORRETAMENTE
Um dos principais dilemas da transição capilar é desembaraçar os fios sem parti-los.A linha onde o alisamento termina e a textura natural começa é a região mais frágil do cabelo, então é importante ter muita delicadeza, especialmente quando os fios estão molhados e ficam mais propensos à quebra. O cabelo cacheado fica armado quando é penteado seco, o que ressalta o contraste da parte natural com as pontas alisadas e menos volumosas. Por isso, sempre desembarace o cabelo em transição quando estiver molhado, usando um pente de dentes largos para diminuir o atrito. Comece penteado as pontas e suba aos poucos para evitar que os nós de acumulem, sempre fazendo movimentos lentos para não causar quebra.
4) EVITE O USO DE SECADOR, CHAPINHA E BABYLISS PARA PROTEGER OS CACHOS
Para preservar ao máximo a saúde do cabelo, evite usar ferramentas de styling como secador, chapinha e babyliss durante a transição capilar. A alta temperatura tende a deixar os cabelos ressecados, então é muito prejudicial nesse processo. Além disso, alisar os cachos que estão crescendo com secador e chapinha faz com que, com o tempo, eles percam a forma e não ganhem mais a mesma definição quando você começar a usar o cabelo totalmente natural. Quando precisar usar calor por algum motivo, lembre-se de aplicar um protetor térmico primeiro.
5) APRENDA A TEXTURIZAR AS PONTAS ALISADAS ATÉ O CABELO CRESCER
Em vez de alisar a raiz cacheada, ondulada ou crespa, o melhor jeito de criar um visual mais uniforme no cabelo em transição é texturizando a parte alisada.O objetivo é deixá-la mais parecida com a raiz para criar uma aparência mais harmônica e facilitar o processo. Há várias maneiras diferentes de conseguir esse efeito, tudo depende do resultado que você deseja. Para fazer ondas mais abertas, dividir o cabelo úmido em várias mechas, torcê-las até formar pequenos coques e usar o secador para secar esses coquinhos é um bom método. Finalize borrifando um spray fixador.
Para quem deseja conquistar cachos menores e mais definidos, pode ser preciso testar um método mais elaborado, que forme uma curvatura mais marcada. Há kits de bobs e rolinhos que podem ser comprados em lojas de produtos de beleza que são perfeitos para isso. Eles permitem que você enrole cada mecha (ainda úmida, para ter melhor fixação) ao redor de um rolinho até o cabelo estar todo preso. Quanto mais tempo esperar antes de soltar, mais definidos ficarão os cachos.
6) EXPERIMENTE PENTEADOS PARA TRANSIÇÃO QUE DISFARCEM A DIFERENÇA DE TEXTURA
Nos dias que não quiser ou não tiver tempo de texturizar o cabelo alisado mas quiser disfarçar a diferença em relação à parte que já está natural, o melhor a fazer é apostar em penteados para transição capilar.Os melhores modelos são os que prendem os fios por completo, mas modelos semipresos também podem ser boas opções. As tranças de boxeadora são um penteado muito popular porque não deixam a diferença de texturas visível. Para recriá-las, é só dividir o cabelo ao meio e fazer uma trança embutida de cada lado. Um coque alto e esticado é outra boa pedida e combina com qualquer tipo de ocasião. Faixas de cabelo também são ótimas apostas porque ainda completam o look com uma dose de cor. Experimente opção diferentes para variar no visual sempre que quiser até o cabelo crescer o bastante para você usá-lo totalmente natural.
Comentários
Postar um comentário