Gel de linhaça para definir os cachos

O cabelo crespo e cacheado tem, geralmente, espessura mais fina e textura seca. Isso faz com que ele embarace com maior facilidade, o que pode atrapalhar na definição do fio. O segredo para conseguir cachos perfeitos, volumosos e definidos desde a raiz até a ponta, está nos cuidados capilares. Essa receitinha caseira vai deixar seus cabelos definidos e brilhosos. 
Doce mulheres/ Instagram 
Benefícios da linhaça nos cabelos:

A linhaça é um poderoso finalizador natural que garante muita definição para os cabelos com curvatura. 

Assim como a maioria dos ingredientes usados nas receitas caseiras, a linhaça é uma semente rica em nutrientes muito importantes para as madeixas. A grande concentração de vitamina E na composição da linhaça é um dos principais motivos do ingrediente ajudar o crescimento capilar. Essa substância é essencial para melhorar a circulação na área do couro cabeludo, prevenir o desgaste dos fios e estimular o funcionamento dos folículos.
Utilizar o gel de linhaça na finalização do cabelo é uma ótima forma de fortalecer o cabelo.

Dicas :
Para  aproveitar ainda melhor os nutrientes, que estimulam o crescimento capilar, existem outras maneiras de inserir o gel na rotina de cuidados. Uma delas é usar o produto como pré-poo e para isso basta fazer uma massagem suave na área da raiz e aguardar 15 minutos antes de iniciar a lavagem.

Também vale a pena adicionar o gel de linhaça em suas máscaras preferidas para incrementar o tratamento. 

Imagens/internet 

Confira a receitinha caseira: 

O gel de linhaça dourada é bem simples de fazer, tudo o que você vai precisar é de:

- 1 colher (sopa) de semente de linhaça
- 1 xícara de água mineral
- 1 panela

*Você ainda pode incluir uma colher de óleo 100% vegetal ( azeite de oliva extra virgem, coco, amêndoa, semente de uva ou outro) para deixar seu gel mais consistente e nutrir melhor os fios.

Como fazer:

1° passo: coloque a quantidade de uma xícara de água na panela.
2° passo: coloque 2 colheres de sopa de linhaça.
3° passo: deixe ferver por 10 minutos.
4° passo: coe a mistura antes de esfriar.
*Se for incluir o óleo vegetal, espere começar a ferver para adicioná-lo.

Como usar para definir os cachos ? 

Com o cabelo molhado, passe um pouco de leave-in e desembarace. Em seguida, pegue um pouco do gel e vá aplicando mecha por mecha, já dando apertadinhas para formar os cachos. 

Leave-in Ativador de cachos levíssimo: 

Gel de linhaça (faça receita usando um copo de água conforme indicado acima)
1 colher de óleo de aloe vera (caso não tenha, utilize outro óleo como óleo de abacate, óleo de semente de uva, etc)
1 tampa de d-pantenol
50ml de água filtrada ou soro fisiológico

Como fazer: Coloque todos os ingredientes no borrifador aos poucos, começando pelo gel, acrescentando o óleo vegetal e por fim o d-pantenol e a água filtrada ou soro fisiológico. Balance o borrifador para misturar todos os ingredientes e pronto, só aplicar fazendo aquela fitagem belíssima :)

Imagens/Instagram

Como armazenar as misturinhas caseiras:

Para guardar essas misturinhas caseiras como o gel, é sempre bom usar um recipiente de vidro e com tampa.
Por não conter conservantes, o gel de linhaça não dura muito.
Após 3 a 5 dias na geladeira, seu “prazo de validade” já venceu.
Então, não faça muito.

Gel deixa o cabelo ressecado ? 

Muita gente não morre de amores pelo efeito dos produtos em gel: é que normalmente eles deixam os fios mais rígidos ao toque e com cachos mais “finos”.  Para passar longe desse aspecto ressecado, um truque que costumo fazer é aplicar uma camada de leave-in seguida de uma camada de gel. Dosando a quantidade aplicada, o cabelo fica bem macio e com aquele aspecto bem cuidado que a gente ama.

Mas vale lembrar: nunca misture sua receita caseira de gel de linhaça dentro da embalagem do seu creme de pentear ou leave-in, para não prejudicar as condições normais de conservação e as propriedades do produto.

 Faça a mistura num recipiente separado e na proporção certa para aplicação ou simplesmente aplique duas camadas: uma de leave-in, outra de gel.
Aliás, o uso de um pouquinho de leave-in na hora da aplicação também ajuda a evitar a temida “falsa caspa”: aquelas casquinhas brancas que costumam aparecer no comprimento dos fios quando aplicamos produtos em gel.

Comentários